MAQUIAGEM PARA PELES NEGRAS - DÁ PRA USAR TONS FRIOS?

Olá amores, tudo bom?

Hoje vim falar de maquiagem para pele negra.  Na verdade este é um post inspirado em uma conversa que tive outro dia com uma amiga, na qual ela me perguntava se eu não achava estranho usar blush rosa ou sombras frias (azul, verde, rosa) em negras.

Bem, para ilustrar um pouco essa questão, resolvi colocar aqui algumas fotos e tecer comentários sobre as dúvidas que surgem na hora das negras escolherem as cores que farão parte de suas maquiagens.

Assim como acontece com as brancas e morenas, as negras também precisam identificar que subtom de pele elas possuem, ou seja, se seu tom de pele é rosado ou amarelado.  Isso pode influenciar as cores da maquiagem assim como influencia em brancas e morenas.

Quando a negra tem subtom amarelado, ela deve ter o cuidado de evitar bases muito rosadas, que tenderão a deixar a sua pele mais escura.  Já quem tem o subtom rosado deve evitar bases amareladas porque podem provocar a sensação de pele "doente" ou esbranquiçada.

Outra coisa que negras devem evitar é usar muito pó.  Essas peles costumam ter mais imperfeições características da alta concentração de melanina.  Corrija suas imperfeições apenas com a base.  Aplique o pó de forma bem leve (com pincel fofinho) para que ele não acumule muito, pois sua função será apenas o de fixar a base e retirar a oleosidade.  Pó em negras não dão muita conta de cobrir defeitinhos... pelo contrário... podem torná-los mais evidentes, ok?

E quanto ao blush?  Bem, algumas negras têm dificuldade em escolher um blush porque, a maioria delas, acredita que blushes corantes podem parecer muito artificial (já que peles negras não coram naturalmente como as peles claras).  Mas isso não é verdade, tudo depende do tom de blush que você escolhe.  Negras nunca devem usar blushes muito claros.  Os tons para peles brancas e morenas não servem para  a pele negra.  Os rosas precisam ser mais escuros (quase vinhos), assim como os tons de bronzers e laranjas.

Já com as sombras, a questão é mais diversificada.  Sombras nude, tons de marrons, pretos, dourados e caramelos, são cores que costumam dar mais certo.  Sabe aquele tipo de maquiagem pra não errar?  É isso.  Entretanto, outras combinações podem ser feitas e, sabendo adequar a ocasião ao tipo de maquiagem, dá pra inventar um pouco e sair do óbvio.

Claro que, para trabalhar, as negras devem optar por uma maquiagem mais discreta, em tons de marrom, preto, marfim, terracota... evitando os tons muito metálicos (que aparecem bastante na pele negra).  Mas para sair, ir à uma festa, um evento descolado, não há porque ficar segurando a criatividade, né gente?

Nas fotos abaixo coloco algumas sugestões de maquiagens em tons neutros ou quentes que são, de um modo geral, a melhor opção para as negras, principalmente para aquelas que possuem subtom amarelado na pele, vejam só:


Entretanto não é preciso achar que negras nunca podem usar tons frios.  Dependendo da maquiagem, se bem planejada, pode ter ótimos resultados, mesmo com tons que, usualmente, deixariam a mulher negra insegura.

O mais importante na maquiagem deste tipo de pele é trabalhar bem os claros e escuros... Saber iluminar a pele, saber iluminar os olhos com as sombras, enfim... e claro, criar uma maquiagem ousada apenas para situações que exigirem um visual diferente.

Vejam algumas sugestãos de maquiagens "frias" que podem ajudar na hora de criar looks diversificados para ocasiões especiais:



Viram como dá pra ser criativa e irreverente sem perder a elegância?  Basta ter bom senso...  Isso é o fundamental. 

Se querem uma dica, lá vai...  Experimentem de tudo, galera!  Façam vários testes, mostrem os resultados às amigas, colham opiniões...  Certamente vão acabar descobrindo o que fica melhor em vocês.

Vamos colocar a mão na massa?  Aproveita pra comentar, vai...

Comente aqui!